ago 30 2011

PALAVRA DO PRESIDENTE/COBRAP-ALOISIO PACINI TOSTES

Prezados,

Momentos de Reflexão

Não vou responder um a um esses questionamentos que estão nos grupos abertos e redes de relacionamento porque não “dou conta”. Peço perdão aos amigos que me questionaram, no particular, no sentido de procurar entender direito o que tem acontecido. Tentarei resumir nesse texto a verdade de tudo o que realmente aconteceu e tem acontecido. Peço, então a repercussão desse texto porque não vou me pronunciar mais sobre a questão apenas continuar agindo para defender os legítimos interesses dos criadores, em especial, os mais humildes e desinformados.

Ficar aí tuitando e respondendo a todos o dia inteiro é coisa para doido, tenho mais o que fazer. A internet é muito boa para a informação, mas pode de repente ter também o efeito negativo da “intriga” da “fofoca” e que redunda, infelizmente, na desagregação. Como estão gostando os nossos inimigos, ah como estão!!!! Por isso, tem ficado cada vez mais difícil para nós negociar em favor dos criadores.

Nossa autoridade tem sido questionada e pior, não por quem de direito, ou seja, temos uma organização e ela passa pelas entidades. Mas para alguns cola, fico estupefato, como o ser humano é susceptível a ser induzido e direcionado sem ao menos procurar saber o que aconteceu direito. É demais para mim, ter dedicado grande parte de minha vida a causa dos passarinheiros. Ser chamado de desonesto, de traidor, criador infiltrado, rssss. Coisas desse tipo não dá para agüentar. As pessoas que assim estão fazendo, certamente estão sabendo da responsabilidade sobre o que dizem . Vamos ver depois a verdade do que afirmam….quem sabe!!!!!! Aguentem as conseqüências!!!

Não estou e nunca estive acostumado com esse tipo de situação. Já reclamei anteriormente, mas nunca na minha vida li ou ouvi hipóteses parecidas sobre a minha pessoa. Se o meu histórico de vida como dirigente, como criador, como pessoa que muitos conhecem de há muito não vale nada, meia dúzia de palavras não vão mudar nada, quero apenas esclarecer e dar a minha opinião sobre essa celeuma. Quem quiser saber de mim, procurem se informar do que fiz anteriormente, procurem saber a verdade, somente a verdade. Procurem saber a quem prejudiquei e a quem ofendi. Até gostaria de saber concretamente o que fiz de errado e onde fiz algo que possa ter prejudicado alguém.

Certamente, a sede da ACPB em Brasília, surgiu do nada, a Portaria 131/88 surgiu de entendimento com quem? Perguntem a quem viveu aqueles tempos quem ia todos os dias no IBDF para produzir uma norma que foi a redenção e a regularização dos passarinheiros. Quem produziu livros, gravações inéditas dos cantos de bicudos e de curiós de 50 nos, artigos durante tantos anos. E agora pessoas que são drs. letrados, experientes , calejados, acreditando que tudo será resolvido da melhor forma por quem, de repente, apareceu do nada, cheio de boas e maravilhosas idéias. Quer dizer estamos discutindo com o IBAMA desde 1981 portanto há 30 anos, sempre em defesa de nossos interesses. Lembram dos embates no CONAMA, sabem quem orientou e quem estava por trás de tudo, dimensão das gaiolas e tudo o mais. Aquilo tudo foi organizado pela Diretoria da COBRAP sob a nossa condução.

Estamos com apoio de todos os presidentes de Federação e no dia que quiserem podem me tirar por alguma impropriedade que possa ter cometido, aliás o mandato vence e outras lideranças virão. Quanto a questão da ata, realmente na quinta feira após o término da reunião o Pres. Curt se encontrou lá fora com o nosso companheiro Waldir de Goiânia e Roberto Cabral, nesse momento disse: Quero uma ata para saber o que foi conversado lá para principalmente defender a mudança da IN15 junto a ação que há do Ministério Público contra eventuais alterações.

Alguns de nós havíamos combinado ir ao IBAMA no outro dia para tentar resolver a questão do “cardeal do sul” , “do coleiro baiano” e das notas fiscais. Não fomos lá para assinar ata alguma, junto como Professor Carmine Dianese, pessoa do mais alto conceito, o grande alicerce da anapass, e que foi o maior responsável pelo contato com o Dr. Braulio do MMA . Foi decisiva sua opinião sensata emitida junto ao IBAMA respaldando muitas de nossas legítimas reinvindicações.

Então, realmente assinamos, junto com o Professor Dianese que repito, tem ligações profundas com a tal “anapass” e com o nosso companheiro Emanoel da AOPE que também estava lá para defender a questão do Coleiro Baiano. Realmente, o que está escrito na ata representa uma memória da reunião, na realidade um apanhado, um resumo, do que foi discutido. Nem o nome de todos que lá estavam foi colocado no texto e muito menos do que foi defendido ou questionado por um ou por outro. E foram muitas as nossas intervenções sempre defendendo o interesse de nossa classe. Não somos crianças e sabemos o que estamos fazendo. Essas últimas tratativas com o IBAMA nos deixou transparecer que estamos conseguindo avanços na melhoria de nosso relacionamento. Um novo momento se apresenta, inclusive com a participação do setor de fiscalização do IBAMA que resolveu conversar conosco na busca de um entendimento que visaria efetivar a credibilidade do segmento que deseja a transparência e o cumprimento das normas.

Assim, no dia anterior, o Dr. Curt. falou claramente no início dos trabalhos e nas presença dos deputados que não poderia revogar a IN15 por questões jurídicas, mas que iria fazer uma IN emergencial para resolver os problemas que mais estavam nos afligindo. Seguiu ele falando que havia recebido milhares de mensagens para não alterar a IN15 e que o Ministério Público o estava apertando. Depois, com mais calma definitivamente estudaria em conjunto com os parlamentares com as nossas lideranças uma IN definitiva, que iria contemplar o pequeno, o médio e o grande criador. Nesse momento ninguém disse nada contra. E este assunto foi posto na dita ata. Nada mais do que isso.

Foi colocado pelo pessoal do IBAMA, no dia 18.08, que iriam produzir, em breve, uma “Minuta” de nova IN para substituir a IN15 que consolidaria as nossas legítimas reivindicações e que passaria também pelo jurídico para evitar o acontecido quando do momento da publicação da IN15 que foi alterada em alguns aspectos depois de um suposto acordo entre os envolvidos. Isso não iria mais acontecer, o que aprovamos e apoiamos plenamente.

Importante, então esse aspecto, a Minuta da nova IN que alterará a IN15 vai ser apresentada aos deputados e a nossa classe antes da assinatura do Dr. Curt e se tudo o que foi combinado e acertado estiver sendo contemplado iremos aprovar. Todos os presidentes de Federação e de entidades importantes, deverão estar lá presentes para formar consenso sobre o que for apresentado na proposta do IBAMA. Essa é a realidade e verdade dos fatos.

Companheiros, não pensem que pretenso líder que renega a sua classe, surgido do nada e que agora aparece com o salvador da pátria vai resolver de forma diferente. Será que teriam argumentos para convencer o IBAMA, sem o nosso apoio, sem o apoio dos deputados. Se é contra torneios, é contra a criação e contra nós. Abram os olhos e esperem mais um pouco para ver e ouvir o que acontecerá. Será que pode-se resolver de forma diferente disso que nos está sendo apresentado.

Isto posto, quero agradecer aos amigos que sempre me deram apoio, conforto, carinho e reconhecimento pela luta que é de todos nós, nada de subterfúgios, como também firmemente estamos fechados com os Presidentes das Federações estabelecidas e das entidades que representamos.

De final, lembrando um jornalista já falecido: o cão ladra e caravana passa. É isso aí e vamos em frente, com paz, união e seriedade. Sucesso e abraços

 

Aloisio Pacini Tostes

Presidente da COBRAP

 

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply