set 17 2011

Delegados da PF criticam anulação pelo STJ de grampos contra Sarney

Published by at 22:37 under P.Q.P - Choram Marias e Clarices

Delegados da PF criticam anulação pelo STJ de grampos contra Sarney

Delegados da Polícia Federal se declaram perplexos com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mandou anular as provas da Operação Boi Barrica. Os delegados consideram que o Judiciário se curva ante os investigados que detêm poderes político e econômico.

Publicamos aqui, uma entrevista da Ministra Eliana Calmon, a corregedora do CNJ. (Entrevista essa que a ministra concedeu ao jornalista Rodrigo Rangel, de VEJA — em setembro do ano passado.)

Vamos refrescar nossa memória com alguns trechos dessa entrevista que vem de encontro com essa notícia.

A senhora quer dizer que a ascensão funcional na magistratura depende dessa troca de favores?

O ideal seria que as promoções acontecessem por mérito. Hoje é a política que define o preenchimento de vagas nos tribunais superiores, por exemplo. Os piores magistrados terminam sendo os mais louvados. O ignorante, o despreparado, não cria problema com ninguém porque sabe que num embate ele levará a pior. Esse chegará ao topo do Judiciário.

Esse problema atinge também os tribunais superiores, onde as nomeações são feitas pelo presidente da República?

Estamos falando de outra questão muito séria. É como o braço político se infiltra no Poder Judiciário. Recentemente, para atender a um pedido político, o STJ chegou à conclusão de que denúncia anônima não pode ser considerada pelo tribunal.

A tese que a senhora critica foi usada pelo ministro Cesar Asfor Rocha para trancar a Operação Castelo de Areia, que investigou pagamentos da empreiteira Camargo Corrêa a vários políticos.

É uma tese equivocada, que serve muito bem a interesses políticos. O STJ chegou à conclusão de que denúncia anônima não pode ser considerada pelo tribunal. De fato, uma simples carta apócrifa não deve ser considerada. Mas, se a Polícia Federal recebe a denúncia, investiga e vê que é verdadeira, e a investigação chegam ao tribunal com todas as provas, você vai desconsiderar? Tem cabimento isso? Não tem. A denúncia anônima só vale quando o denunciado é um traficante? Há uma mistura e uma intimidade indecente com o poder.

Existe essa relação de subserviência da Justiça ao mundo da política?

Para ascender na carreira, o juiz precisa dos políticos. Nos tribunais superiores, o critério é única e exclusivamente político.

Gostaria apenas de lembrar aos meus seguidores que;

Se existe o PT assim como o Sr. Luiz I. Lula da Silva chegaram ao Poder, combatendo esse tipo de corporativismo e principalmente o Sr. José Sarney & Família.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply