out 26 2011

NOSSA OPINIÃO -WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal

Izabela Bringel

Comunicação

WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal

 

Tomei conhecimento de sua mensagem encaminhada ao Sr. Eudo Tostas Seixas Filho, em 25/10/11 e respeitosamente gostaria de ponderar o seguinte;

De acordo com dados do Ibama, as espécies mais traficadas são também as mais comercializadas, mostrando que a legalização não inibe o tráfico, muito pelo contrário. A WSPA não apoia a criação de pássaros em cativeiro porque é impossível prover bem-estar a eles nessas condições. O primeiro item crítico é que eles não podem usar seu principal meio de locomoção, o vôo. Além disso, são privados de viverem em grandes grupos conforme seu comportamento natural e em cativeiro são privados dessa convivência, o que acarreta problemas comportamentais nesses animais.

As aves mais traficadas são aquelas que não têm disponível no mercado ou difíceis de serem encontradas e a disposição da população!

Ao contrário do que é sugerido/defendido pelos senhores e praticado por nossas Autoridades, deveríamos aumentar a oferta de pássaros e animais legalizados no mercado!

Não se inibe o tráfico ou qualquer outro tipo de delito, proibindo simplesmente sua prática!

O tráfico de animais silvestres justifica-se pela falta de regras inteligentes e atualizadas como também é fruto de uma falta de vontade política e de competência das autoridades do setor!

Para se combater o tráfico se faz necessário um programa! Um pacote de medidas e atitudes que através de seu conjunto dê ao segmento e a fiscalização uma garantia e eficiência maior para a prática de controle dessas espécies!

Prover o bem estar dos pássaros e animais silvestres em geral, assim como garantir seu modo de vida natural é preservar seu ambiente ou Habitat!… Isso do A ao Z!

Não se pode dizer que os criadores ajudam a preservar espécies, visto que animais silvestres em cativeiro não têm nenhum papel na natureza, é o mesmo que não existissem. Preservação envolve programas de reprodução e soltura em áreas endêmicas da espécie. Se os criadores ajudassem na preservação, hoje o bicudo estaria novamente presente nas nossas matas.

Existem várias formas para se manter ou se preservar memórias:

Taxidermia… Museus equipados com fotos, gravuras e até vídeos!

Ou até se importar da Europa/USA, nossas próprias espécies!

Nós criadores oferecemos o SER VIVO EM TODOS OS SEUS DETALHES!

Quanto à reintrodução das espécies criadas por nos, se ela não acontece, não é por falta de vontade ou competência nossa! Muito pelo contrário… Sempre sugerimos e por várias vezes registramos nossa posição de colaboração para que isso acontecesse!

Repito…Prever o bem estar dos pássaros e animais silvestres em geral, assim como garantir seu modo de vida natural é preservar seu ambiente ou Habitat!… Isso do A ao Z!

O Bicudo assim como outra espécie não se alimenta de Cana de Açúcar, Soja e outras culturas mais!

Assim como não se alimenta de cimento, concreto !

Outros exemplos têm o Curió, cujo canto mais apreciado é o Canto Praia Grande. (Samaritá/Ana Dias-Litoral de São Paulo)!

Hoje, temos essa espécie e canto preservados, por existirmos!

Se fossemos usar sua simples teoria, não teríamos nada!

Curió tem como habitat, sua mata, seu brejo e etc..

Curió não tem como habitat natural Condomínios, Edificações!

Todo Litoral do Estado de São Paulo está tomado de Edificações e não existe mais lugar para Curió e outras espécies mais!

Portanto também não é correta sua afirmação!

“Em todos os Segmentos da Sociedade existem pessoas boas e ruins!”

Entendo que se a Preservação das Espécies é a Meta/WSPA-Brasil, nós Criadores de Pássaros temos e podemos ajuda-lós a atingir esse objetivo!

Entendo que se o Combate ao Tráfico de Pássaros e Animais Silvestres é o Objetivo/WSPA-Brasil, nós Criadores de Pássaros somos uma importante Arma contra esse Tráfico!

Sugiro, portanto que se unam em torno desse Objetivo/Preservação as pessoas de bem… Não importa a que Instituição ou Segmento pertençam!

Esse assim como outros temas, sugere se trabalhar com verdades!… Sugere se trabalhar com fatos!

E o que temos hoje e sempre, é uma População que tem como cultura manter um pássaro, um animal de estimação em seu convívio!

O que temos hoje é uma População que quer manter e preservar suas origens, mantendo junto a si, também espécies nossas, brasileiras!

O que temos hoje são diversos tipos de vegetação e habitat sendo eliminados e dando espaço ao progresso!… E com isso algumas centenas de espécies!

Isso é irreversível! Não tem como se evitar!

Temos a obrigação de se criar novas alternativas!…Mas dentro da realidade que nos apresenta!

E o que tenho visto, é mais um jogo de interesses outros do que PRESERVAÇÃO!

 

Atenciosamente

Luiz Alberto Pereira Mahtuk

Criador Amador de Pássaros.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply